segunda-feira, maio 04, 2009

A Origem do Homem

Marisa Balsemão dá-nos a sua opinião:
"No princípio Deus criou os céus e a terra", assim começa o Gênesis, o primeiro livro da Biblia. Em 50 capítulos, o Gênesis conta a história das origens. A narrativa da criação da Terra, da queda do homem e da escolha da nação de Israel por Deus é mostrada de uma forma poética e com incrível exatidão. A criação do primeiro homem, Adão, e da primeira mulher, Eva, como é descrito ali, nos faz lembrar das recentes descobertas científicas que concordam com essa afirmação. É evidente que, a multiplicação das espécies deve ter começado em algum momento, com um casal. Um estudo recente do RNA mitocondrial diz que uma mulher é responsável por 60% de todos os genomas da humanidade atual.
Resposta:
A narrativa do Gênesis diz que, Adão teria sido criado diretamente da terra à imagem e semelhança de Deus para domínio sobre a criação terrestre. Eva também foi criada diretamente por Deus que tomou uma costela de Adão enquanto este encontrava-se em sono profundo, e a formou. O casal teria comido o fruto proibido por Deus, da árvore da ciência (do "conhecimento do bem e do mal"), e após o ocorrido, toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida eterna.
Enquanto Adão e Eva estavam na presença de Deus, andavam nus e não sentiam vergonha. Mas, logo após o pecado que resultou na separação de Deus, os seus olhos foram abertos, conheceram que estavam nus e coseram folhas de figueira fazendo para si cintas. Então, após o Senhor ter informado o casal sobre a conseqüência de seus atos de desobediência, providenciou túnicas de peles de animais e os vestiu(Gn 3.21).
Adão e Eva ainda eram a criação de Deus, que os amava. Por isso, o Senhor anunciou o Seu plano de salvação (Gn 3.15) antes de eles saírem do paraíso. O primeiro casal foi para um âmbito espiritual fora da comunhão que tinham com Deus. Adão e Eva foram os pais de Caim, Abel, Sete, e mais outros filhos e filhas. Adão teria vivido 930 anos, conforme Gênesis 5:5. Segundo a tradição judaico-cristã começa nesse momento a pregrinação do homem destituído da glória de Deus sobre esta terra.
O que a Ciência diz sobre a origem do homem?
A Ciência estabelece o aparecimento do Homo sapiens (o Homem Moderno), a cerca de 160 mil anos, num período geológico recente, a partir da África, no Vale de Omo, no Sudoeste da Etiópia. A evolução biológica da espécie humana seria o resultado da adaptação do Homo Erectus (o antepassado do Homem Moderno) ao seu meio. O Homo Sapiens teria evoluído, multiplicando-se e tornando-se a espécie dominante na Terra. O evolucionismo, teoria adotada pela ciência, diz que o universo surgiu há cerca de mais ou menos 13 bilhões de anos e a vida na terra, com suas formas mais primitivas de organismos unicelulares, há cerca de 3,5 bilhões de anos.
Um estudo recente do RNA mitocondrial (um tipo de ácido nucleico que é transmitido somente através da linha feminina, diferentemente do DNA, que tem componentes maternos e paternos) mostrou que houve uma época no passado em que existiram apenas cerca de 40.000 seres humanos em toda a face da Terra. Um desastre climático ou epidemia teria inviabilizado a existência dessa espécie. Os estudos de biologia molecular também evidenciaram que toda a humanidade descende de seis indivíduos, que habitaram a África meridional, sendo que uma dessas mulheres, a Eva, é responsável por 60% de todos os genomas da humanidade atual, enquanto que outras cinco são responsáveis pelos 40% restantes!
A Ciência, através da razão, e a Religião, através dos dogmas da fé, sempre tentaram explicar a origem do homem. Mas o mistério continua e a Bíblia é preservada como um livro que traz em seu interior os segredos da origem da humanidade, servindo através dos séculos como fonte de descobertas para a ciência e inspiração e vida para a fé religiosa.

46 comentários:

  1. Tem algum matérial cintifico que comprove a afirmação sobre esse estudo molecular dodo RNA mitocondrial. Se tever por favor me mande!! mutureis@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Mas a Bíblia apresenta um Universo com apenas 6000 anos, conforme é defendido por qualquer cristão fundamentalista, como é que isso condiz com uma origem da vida unicelular há 3.500 milhões de anos? (não confundir com 3,5 bilhões de anos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que a biblia nos apresenta sem uma data precisa, não é uma historia de 6000 anos como o outro aí disse. alguns teologos acreditam após adão e éva pecarem , começa então a contagem dos tempos . ninguém sabe dizer por quanto tempo adão viveu sozinho , ninguém sabe dizer quanto tempo eles viveram juntos antes do pecado , o sr esta equivocado

      Eliminar
    2. Então segundo sua linha de raciocínio,deus criou Adão esperou milhões de anos e percebeu que não era bom que ele vivesse sozinho daí resolveu criar Eva,Dai começa a contagem.

      Eliminar
  3. Acredito que nem a religião nem a ciência é capaz de desvendar a origem do mundo.
    Procuramos respostas e elas só aumentão nossas dúvidas.
    Será que existe no mínimo uma resposta sensata para a origem do mundo?

    ResponderEliminar
  4. o que a biblia nos apresenta sem uma data precisa, não é uma historia de 6000 anos como o outro aí disse. alguns teologos acreditam após adão e éva pecarem , começa então a contagem dos tempos . ninguém sabe dizer por quanto tempo adão viveu sozinho , ninguém sabe dizer quanto tempo eles viveram juntos antes do pecado , o sr esta equivocado

    ResponderEliminar
  5. quem criou o céu a terra e os abitantes foi Deus o grande poderoso ninguém mas fez isso a não ser DEUS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vc sabe??????

      Eliminar
    2. Me prove que foi "Deus" que eu acredito.

      Eliminar
    3. Na Bíblia tem a verdadeira história sobre a evolução.. tome conhecimento desse livro que você não precisará mas de prova alguma.

      Eliminar
    4. Na Bíblia tem a verdadeira história sobre a evolução.. tome conhecimento desse livro que você não precisará mas de prova alguma.

      Eliminar
    5. Na Bíblia tem a verdadeira história sobre a evolução.. tome conhecimento desse livro que você não precisará mas de prova alguma.

      Eliminar
    6. E por que a biblia é a verdadeira história da evolução? Como ter certeza de que ela não foi apenas inventada?

      Eliminar
  6. Nimgem vai descobrir isso

    ResponderEliminar
  7. Por mim nem a religião e a ciencia vão desvendar esse MISÉRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. uhuuuuuuuu so fodaaaaa
    vai toma no cu quem ta lendo essa merda caralho todos sao putos!!!!!!!!!!!! so foda caralhoooooooooo

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/6/12 01:16

    Assunto bastante polêmico. mas foi o que me ajudou a orientar minha filha no trabalho de escola.

    ResponderEliminar
  10. é difícil constatar, porem no seu artigo poderia contar qual fonte de estudo mostra estes tais 60 e 40% de RNA ai, eu pessoalmente acredito que a ciência vem completar o que deus não nos revelou anteriormente devido nossa pouca evolução psicológica e de compreençao, nao havia termos cientificos a dois a quatro ou a seis mil anos atraz, e ate a pouco tempo quem discordasse da religiao ou da igreja era queimado, porem, mesmo que nao contenha tudo ou realmente o inicio, porque deus nao nos iria fazer tal revelaçao com tantos detalhes que nao compreendemos, portanto é apenas esquerar que a ciencia confirme o que esta escrito, como em muitos casos biblicos vem demostrando

    ResponderEliminar
  11. é difícil constatar, porem no seu artigo poderia contar qual fonte de estudo mostra estes tais 60 e 40% de RNA ai, eu pessoalmente acredito que a ciência vem completar o que deus não nos revelou anteriormente devido nossa pouca evolução psicológica e de compreençao, nao havia termos cientificos a dois a quatro ou a seis mil anos atraz, e ate a pouco tempo quem discordasse da religiao ou da igreja era queimado, porem, mesmo que nao contenha tudo ou realmente o inicio, porque deus nao nos iria fazer tal revelaçao com tantos detalhes que nao compreendemos, portanto é apenas esquerar que a ciencia confirme o que esta escrito, como em muitos casos biblicos vem demostrando

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6/2/13 17:33

    vai romar no bilau de voçes

    ResponderEliminar
  13. muito interessante esse assunto, mas a cada resposta que a ciência revela, dez ,vinte , trinta...milhares de perguntas surgem... mas de tantos assuntos o mais interessante é, saber de onde surgiu Deus ? e se é real? ae sim teríamos milhares de respostas para os mais diversos temas...

    ResponderEliminar
  14. muito interessante esse assunto, mas a cada resposta que a ciência revela, dez ,vinte , trinta...milhares de perguntas surgem... mas de tantos assuntos o mais interessante é, saber de onde surgiu Deus ? e se é real? ae sim teríamos milhares de respostas para os mais diversos temas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê Daniel no velho testamento .tem muitas respostas sobre os acontecimentos futuros e estão acontecendo agora meu amigo.o fim está próximo e todos nós vivos ou mortos teremos nossas respostas.

      Eliminar
  15. Chega ser irracional, (nos dias atuais) alguém afirmar que acredita na criação do mundo,e do ser humano,do jeito que nos ensinam desde que nascemos, segundo ensinamentos religiosos.Hoje,com todas as informações que temos sobre os diversos fenômenos naturais,comprovações científicas da existência de infinitas espécies vivas,de planetas,sistemas planetários,galáxias,... .é demagogia pura insistir com a pensamento,e passar essa idéia adiante, que nós ( seres humanos ) fomos forjado do barro ( o homem) e da costela do homem ( a mulher ).

    ResponderEliminar
  16. Anónimo8/3/14 13:01

    O TAL ANÔNIMO "BOCA SUJA " SÓ FALA EM BILAU E TOMAR NO C~U, DEVE SER COM TODA CERTEZA O GOSTO DELE, SÓ TEM ISSO NA CABEÇA, LÓGICO CABEÇA DE BIXONA.

    ResponderEliminar
  17. Nenhum humano é capaz de dizer sua origem.

    ResponderEliminar
  18. Eu não sou ninguém para saber sobre a nossa existência , mais sei que todo mundo aqui segue o Livre-arbítrio sabe pq? ,pq todo mundo sabe oque é errado e oque é certo .. não foi a ciência que nos ensino isso, todo mundo segue o Livre-arbítrio .. meu professor de filosofia disse que criaram deus para que o mundo não fosse devastado de mortes e roubos, baboseira .. eu não posso comprovar que deus existi , mais enquanto ninguém me disser que ele não é real e tiver uma prova concreta disso .. irei acredita nele , pois por enquanto é a unica razão que eu achei PARA MIM ... Não faço parte de nenhuma igreja ou algo, apenas acredito !

    ResponderEliminar
  19. DEUS esta no ar, nas aguas, no firmamento, na criação de todo ser vivente, desde a formiga ate o elefante. Deus por si só é Deus.

    ResponderEliminar
  20. Deus é Deus. E ninguém explica Deus,simplesmente, ele existe. E para acreditarmos nele, e por meio da fé. Pois a fé é a certeza de coisas que se esperam,a convicção de fatos que se não vêem.

    ResponderEliminar
  21. Deus é Deus. E ninguém explica Deus,simplesmente, ele existe. E para acreditarmos nele, e por meio da fé. Pois a fé é a certeza de coisas que se esperam,a convicção de fatos que se não vêem.

    ResponderEliminar
  22. Gente, cientistas entudaram e estudam praticamente tudo que existe, porém quendo alquem for falar de ciência e da biblia, deve estudar bastante as duas coisas.Bíblia falou da posição da Terra no espaço: “O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.” (Jó 26:7). A ciência não descobriu que a Terra não era sustentada por nada até 1650As Escrituras nos dizem que a Terra é redonda: “Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra” (Isaías 40:22). A palavra traduzida como “círculo” aqui é a palavra em hebraico chuwg, que também pode ser traduzida como “circuito” ou “bússola” (dependendo do contexto). Ou seja, ela indica algo esférico, arredondado ou arqueado – não algo que é plano ou quadrado. O livro de Isaías foi escrito aproximadamente entre 740 e 680 anos A.C. São pelo menos 300 anos antes de Aristóteles sugerir, em seu livro Sobre os Céus, que a Terra talvez fosse uma esfera. Dois mil anos depois (num tempo em que a ciência acreditava que a Terra fosse plana) as Escrituras inspiraram Cristóvão Colombo a navegar ao redor do mundo.

    ResponderEliminar
  23. Do crente ao ateu ninguem explica Deus..
    Se duvida ou acredita Ninguem explica Deus..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. So se pode explicar algo que se vê, sente ou ouve. Vc está certo(a), não tem como explicar algo que não existe.

      Eliminar
  24. Eu acredito e tive muitas provas que 'DEUS' como chamamos, nada mais é que a energia contida no universo a qual, é expressada através dessa maquina biomecânica chamada homem ou ser humano. A vida e a natureza são simples, nós que as complicamos tentando dar explicações e justificativas misticas as mesmas. A unica verdade que existe é; Do pó (terra literalmente) viemos e ao pó retornaremos e a energia que expressamos continuará pois é dela que o universo é composto.

    ResponderEliminar
  25. uma coisa eu vos digo nada disso e verdade somente uma maquina do tempo para se desvendar esse misterio a ciencia dis o que dis porque nos queremos ouvir o que dis ensistimos numa verdade que nem ela pode disvendar, a biblia usa os termos antigos para trazer essa verdade absurda quem e Deus?? ele existe?? mesmo

    ResponderEliminar
  26. victor tudo isso nao passa de uma criacao (invesao do homem) nos pedimos respostas os cientistas usando essa que e a nossa duvida faz dela o seu salario mundial pare e pense porque o homem fez a busola talvez ele devesse conhecer o mundo inteiro para saber que direcao seguir na qual ela nos faz chegar ao destino certo a pessoa era porque quer erar nao ha nada que contra dis isso. mais assuntos desse genero vc pode me encontrar na pagina mazi-go.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Não sei de quem é o artigo, em cima escrito, e objeto de vários comentários, alguns bem estapafúrdios. Mas o Autor de tal artigo bem como o de alguns dos comentários demonstram falta de cultura.
    Está mais que comprovado a origem do homem (leiam " a origem do homem" de Claude Louis Gallien, que é muito explícito)
    A Bíblia não passa de um livro de mitos, alguns recolhidos de outas religiões mais antigas, a exemplo de muitos outros. Quando a Bíblia foi escrita (Séc. VI ou VII A.C.) já o homem existia há muitos milhares de anos. Portanto é ridículo nos dias de hoje haver pessoas que aceitam a Bíblia como tendo a verdadeira historia sobre a evolução da humanidade.
    O mito de Adão e Eva já nem às criancinhas se ensina. Aliás nem os padres já aceitam essa teoria.





    ResponderEliminar
  28. Njsnsns sjs sjdjnddnjdjxbddndjx.Xxks.Ndmsnssssssssnsnsnsnsnxjxcnfmrrkdbfnf deviationndnnfjffnfndkdjfbdndjddnddkdndndndndndxndnddndndmdfnddjnfn

    ResponderEliminar
  29. Eu só sei que todos vocês vai morrer um dia. E sabe o que mais interessante nisso?
    Ainda não vai ter resposta pra essa pergunta

    ResponderEliminar
  30. Ter CIÊNCIA, é ter conhecimento de ALGO: independentemente do que seja. Sendo assim, ter conhecimento religioso-estagnado ou científico-atrasado: é tudo a mesma coisa. Agora, ter CONHECIMENTOS AVANÇADOS: é o que importa. Exemplo: que o que chamam primitivamente de SOL: na verdade é o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR. Que nosso PLANETA-H “H” DE HABITÁVEL, nunca foi, é ou será TERRA, porque TERRA é apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC: também são. Que o que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL ou MUNDO MATERIAL: na verdade é apenas a IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA, DO UM. Para possuir conhecimentos AVANÇADOS, é só fazer como estão fazendo os RUSSOS e ESTADUNIDENSES: http://www.descobertascientificasavancadas.blogspot.com

    ResponderEliminar