quinta-feira, fevereiro 26, 2009

SEMANA DO CINEMA

DIA 09 DE MARÇO - SEGUNDA-FEIRA , ANDA AO CINEMA - PARTICIPA!
[ ' 12ºC __(ciência vs religião)___ / ]

Padre Carreira das Neves

Quantas vezes te questionas-te sobre mil e uns prenúncios que podem e estão a abalar a igreja?
Este mês e o próximo, publicaremos passo a passo a entrevista que fizemos com o Padre Carreira das Neves, sobre algumas das perguntas mais batalhadas de todos os tempos, acompanha-nos!

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

RELATÓRIO DA ACTIVIDADE

No dia 06 de Fevereiro de 2009, o nosso grupo de Área de Projecto: «Ciência vs Religião» – Cátia Lemos, Diana Barreto, Marcelo Costa e Vera Silva – foi fazer a visita à escola E.B.1 da Igreja em Alvarães para divulgar o nosso projecto á comunidade escolar envolvente.
A nossa actividade realizou-se da parte de tarde. Foi o reviver dos momentos de infância, para além de conhecimento e desde logo um contacto íntimo entre nós com os alunos.
Fizemos a apresentação do nosso trabalho á 3ª e 4ª classe.
Para haver uma melhor interacção decidimos dividir a comunidade escolar em quatro grupos:
- Grupo I dirigido por Cátia Lemos: Alexandre Miguel Gonçalves Mendes, Diogo Serafim Morêncio, Tiago da Silva Santos (3º ano), Ariana Isabel Novo Soto Maior Correia e Sílvia Andreia Lages Gonçalves (4º ano);
- Grupo II dirigido por Marcelo Costa: Carina Rodrigues Barreto, Daniel Jerónimo Martins Pinho, Luís Carlos Barbosa Ribeiro (3º ano), Gabriel Barbosa Queirós, Patrícia Lima de Sá Queirós (4º ano);
- Grupo III dirigido por Vera Silva: Catarina Gonçalves Xavier, Pedro Miguel Alves Portela, Maria Rego Pereira (3º ano), Hugo Miguel Fernandes Gonçalves, Jéssica Viana, Carina Filipa Lário Martins Queirós (4º ano);
- Grupo IV dirigido por Diana Barreto: Cristiano Araújo Novo, Tiago Miguel Sousa Lima, Álvaro José Gomes Fernandes Rosa Matos (3º ano), Miguel Lima da Costa, Adriana Gonçalves Cruz, Diana Filipa Sampaio Morêncio (4º ano).
Dispusemos a sala em quatro mesas e começamos a coordenar a tarefa de lhes explicar o plano de exposição do projecto.
Primeiramente começamos por lhes contar a História da Criação da visão religiosa, como todos sabem e a conotação de sabedoria é a mesma no que toca á visão científica, o mundo foi criado em 6 dias. Contávamos as criações relativas a cada dia e no final atribuíamos um enigma que era respondido por cada elemento do grupo de meninos (as). Os enigmas foram preenchimento de frases relativas ao criador do mundo e suas respectivas obras, a história de Adão e Eva, a criação de uma sopa de letras e enigmas que exigiam o encontrar de um caminho para descobrir imagens chave ditas enquanto se lia a história.
Foi-lhes dada a informação de que se acertassem os enigmas receberiam umas imagens e suas respectivas frases para depois em conjunto ser construída uma cartolina.
A competição que se desenvolveu tornou-se num clima engraçado de convívio. Depois de realizada a cartolina prosseguimos para a divulgação da História de Adão e Eva.
Depois destas actividades foi-lhes entregues um crasha relativo ao nosso tema realizado anteriormente nas aulas de Área de Projecto.
Seguidamente foi-lhes explicada a Criação do Mundo, sob o ponto de vista histórico-científico, com recurso a um power point sob a introdução de frases adequadas á linguagem das suas idades, com introdução de banda-desenhada do Snoopy.
Toda esta experiência fora muito reveladora para ambos os campos, e deu para interiorizar conceitos base deste projecto iniciado este ano lectivo, que em muitas áreas se encontram patente e em contínua discussão.
Foi uma actividade muito enriquecedora, desde o contacto e o reconhecimento de alguns elementos face a nós, como na interacção das constantes actividades que realizamos com eles como a realização de enigmas, a construção da cartolina e a apresentação do power point.
Foi aprazível e gostaríamos de todo o agrado realizar esta mesma actividade visitando outro estabelecimento de ensino.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Escola E.B.1 da Igreja - Alvarães •

Como fora informado já no nosso blogue no dia 06 de Fevereiro de 2009 o nosso grupo organizou-se e preparou a ida à Escola E.B.1 da Igreja, em Alvarães.
Começamos por dividir a 3ª e a 4ª classe em quatro grupos supervisionados e orientados por cada elemento do grupo. Tinhamos tarefas como contar a história da criação através de enigmas e encenação das criações ao longo dos 6 dias. Depois contamos a história de Adão e Eva e curioso porque tem uma boa noção de toda esta envolvente religiosa. No entanto é-de destacar que também tinham conhecimento da vertente científica, relacionada com a criação dos primeiros animais, fazendo alusão ao aparecimento dos dinossauros.
Foi uma horinha que passou bastante depressa, mais do que o esperado. Os meninos também tinham de ir para a piscina para viana e a parte final, fora dada num contexto mais acelarado.
Para finalizar criamos um powerpoint a explicar a Criação do Mundo pela visão científica.
Podemos dizer que fora uma apresentação muito enriquecedora para ambas as partes: tanto para eles que estiveram em contacto com novos conhecimentos, como para nós que comunicamos com eles e nos espantamos com o nível de interesse, cooperação mas acima de tudo empenho e respeito para connosco.
Brevemente serão aqui colocadas algumas das fotos desta nossa actividade.
O grupo agradece que continues a acompanhar este trabalho,