segunda-feira, novembro 24, 2008

Virgindade de Maria [1ª Estância]

Será que Maria se manteve virgem antes, durante e depois do parto (virginitas post partum)?

Pela análise das passagens da bíblia poderemos concluir, que:
1) “Uma virgem, mãe do Salvador, conceberá e dará à luz”
2) “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará a luz um filho, e lhe chamará Emanuel”. (Is 7;14)3)
3) “O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem desposada. E o nome da Virgem era Maria”. (Luc. I, 26)4)
4) "O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. E por isso mesmo o santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus." (Luc. 1, 35)5)
5) “ Para Deus, nada é impossível!” (Luc. 1, 35)

Todas estas afirmações dozem respeito, à visão católica, da Virgindade de Maria, mas terão os cientistas a mesma opinião? Poderá ser possível, a concepção de um filho, pela obra do Espiríto Santo, enviado de Deus? Terá Maria, sido Virgem antes da concepção, durante e após? Terá Maria morrido? E se morreu, terá morrido, virgem?

quarta-feira, novembro 12, 2008

[Comunicado

Temos deixado de escrever, por motivos muito simples: quem pensar que Área de Projecto não dá trabalho e é um conjunto de aulas só para desanuviar da pressão das outras discilplinas, nós dizemos: ERRADO! Pois bem, nós não temos postado, porque estamos em fase de pesquisa e tratamento de informação.

O grupo dividiu tarefas: Diana - Evolução Histórica dos conflitos Ciência/Religião (poder temporal em confronto com o poder estatal); Vera - Mito de Adão e Eva (preparação do conteúdo a expor ás crianças do 4º ano de escolaridade); Marcelo - Explicação da Virgindade de Maria, que muito é posta em causa pelas mentes científicas dos nossos tempos; e Cátia - Explicação do Estigma e selecção dos filmes a passar na Semana do Cinema, na escola.

Ao longo deste mês, será postado um pequeno texto, do trabalho elaborado de cada um: por isso não deixes de visitar o nosso blog, que vai sendo constantemente actualizado.